quinta-feira, 5 de maio de 2011

Primeiro corpo de vítima do voo 447 é resgatado nesta nova fase, informaram autoridades francesas


Foi resgatado o primeiro corpo de uma das vítimas do voo 447 da Air France nesta retomada das operações de buscas, anunciou a Direção Geral da Gendarmeria Nacional da França (DGGN, na sigla em francês). O Airbus da companhia francesa caiu no oceano Atlântico em junho de 2009, quando seguia do Rio para Paris, matando 228 pessoas. Pouco depois do acidente, os corpos de 51 passageiros foram encontrados. Depois de uma tentativa frustrada, os restos de uma vítima foram levados para o navio Ile de Sein durante a madrugada desta quinta-feira.

Em nota, a polícia francesa ressaltou que "os restos mortais ficaram por dois anos submersos a uma profundidade de 3.900 metros. O corpo ainda estava preso em um assento do avião, aparentemente degradado". Segundo a DGGN, as amostras foram feitas por investigadores da polícia no local e serão enviadas na próxima semana para a França para serem submetidas a um exame de DNA.
O órgão ressaltou que a operação é particularmente complexa e inédita e que ainda há muitas dúvidas sobre a viabilidade técnica da recuperação de todos os corpos.

A operação de resgate começou na quarta-feira. Na segunda-feira, o Escritório de Investigação de Acidentes Aéreos (BEA, na sigla em francês) anunciou ter recuperado o gravador de voz, que estava a dez metros da primeira caixa-preta, que grava dados de vôo e foi resgatada no domingo. Assim como a primeira caixa, a segunda foi imediatamente anexada ao inquérito. Ela está sendo mantida num recipiente com água para manter o máximo possível em seu estado atual, e ficará submersa até a contagem inicial do BEA em Le Bourget, perto de Paris.


A localização das caixas-pretas era uma prioridade. A descoberta marca uma etapa crucial nas investigações para descobrir as causas da tragédia, que matou 228 pessoas.

O globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário