segunda-feira, 2 de maio de 2011

Chuvas no RN:Treze comunidades estão isoladas em Ipanguaçu


A sangria do Açude Pataxó desde a segunda-feira, 25, já deixou treze comunidades isoladas em três bairros do município de Ipanguaçu. As águas atingiram, até esta manhã, os bairros de Maria Romana, Ubarana e Manoel Bonifácio. As comunidades de Santa Quitéria, Barra, São Miguel, Luzeiro, Cuó, Lagoa de Pedra, Itú, Picada, Porto, Salinas, Deus nos Guie, Sacramentinho e Pau de Jucá estão completamente isoladas. São muitos os danos humanos, materiais e ambientais, além dos prejuízos à economia local, ainda não contabilizados, segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Josenildo Acioli.

Cedidas/Corpo de BombeirosBairro Maria Romana, invadido pelas águas do açude Pataxó
Bairro Maria Romana, invadido pelas águas do açude Pataxó
A situação fez a governadora Rosalba Ciarlini antecipar o fim de uma viagem em São Paulo (SP) para visitar as áreas inundadas pelo Rio Piranhas-Açu neste domingo, 01/05, acompanhada de diversos secretários de Estado. Pelo cronograma, Rosalba deve visitar primeiro a sangria da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves; em seguida, visitará as áreas que sofrem com as cheias do Rio Pataxó, no município de Ipanguaçu, onde já existem - segundo o Estado - mais de 100 famílias desabrigadas.

Em contato com o prefeito Leonardo Oliveira, a governadora autorizou a contratação de duas máquinas retroescavadeiras para fazer a limpeza do leito do rio Pataxó, onde existem matas nativas, que estão impedindo o fluxo das águas e outras ações para as famílias atingidas pelas enchentes. "Disse ao prefeito que toda a operação de assistência às famílias será coordenada pela defesa civil municipal, com apoio da nossa Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e secretarias estaduais", observou a governadora. 

Segundo Acioli, muitas pessoas insistem em  permanecer nas casas invadidas pelas águas. "Essa cheia é diferente da de 2008/2009 que chegou de forma abrupta. Agora, as águas entram nestas áreas gradativamente, o que facilita as ações de respostas", frisa Acioli, informando que homens do Corpo de Bombeiros de Natal e Mossoró foram deslocados para participar da operação de assistência às vítimas das cheias no Vale do Açu. 

A maioria das famílias que precisaram deixar suas casas optou por abrigar-se em casas de parentes, em áreas não alagadiças ou em municípios vizinhos. A prefeitura e a Defesa Civil realizaram o transporte de várias famílias nestas últimas horas para os abrigos municipais ou para as casas de seus parentes, além do que retiraram das casas, móveis e pertences dos moradores.

O tenente-coronel Josenildo Acioli, esteve na manhã do sábado (30), na Secretaria Municipal de Assistência Social, sede da Defesa Civil local para uma conversa sobre as ações prioritárias que devem ser realizadas no município de Ipanguaçu. Acioli frisou que a população deve seguir as orientações da Defesa Civil para que ocorra tudo nos parâmetros exigidos para a segurança dos moradores das áreas inundadas, ou que possam ser afetadas. "É importante que ocorra o respeito e a comunicação entre a população e a defesa civil", disse o tenente-coronel.



Ele informa que os militares do Corpo de Bombeiros Militares estarão nesse domingo nas áreas atingidas e, no decorrer da semana, uma equipe deverá ser deslocada para o auxílio no atendimento as vítimas que tiveram suas casas alagadas pelas chuvas. Segundo a defesa civil do município, as famílias alojadas em prédios públicos ou em casa de amigos e parentes. "As famílias estão recebendo assistência da prefeitura e da Defesa Civil, benefícios que vão de cestas básicas à assistência de saúde. Estamos preparados para servir à população da melhor forma possível", disse o prefeito Leonardo Oliveira.

Limpeza ainda continua 

A Prefeitura do município iniciou na manhã da sexta-feira (29) a limpeza do leito do Rio Pataxó, no trecho localizado na propriedade da empresa Finobrasa Agroindustrial SA. Duas máquinas (PC 320) estão no local removendo a vegetação. Desde 2009, que o prefeito Leonardo Oliveira tentava obter junto ao governo do Estado a permissão necessária para realizar esta operação, já que a área é de preservação ambiental. No entanto, apenas na tarde de quinta-feira (28), o Idema enviou ofício com a autorização, em caráter emergencial.

O constante agravamento da situação fez com que o prefeito acatasse recomendação da Defesa Civil do município e decretasse estado de emergência em Ipanguaçu. Dessa forma, a prefeitura pode pedir recursos ao governo federal para ajudar no reparo aos estragos. "Nossos recursos são limitados. Com recursos próprios nós estamos dando assistência a varias famílias, dando suporte às comunidades isoladas e pagando o aluguel dessas duas máquinas que estão trabalhando no Rio Pataxó. Para podermos fazer mais, é necessário contarmos com a ajuda dos governos Estadual e Federal", afirmou Leonardo.

Durante todo o sábado, 30, tratores e retro escavadeiras reforçaram a estrutura de uma parede no leito do rio pataxó que foi construída com recursos próprios e que desvia mais de 90% das águas do Pataxó que tentam invadir o município. "Sem essa parede a água já teria invadido o bairro Frei Damião que fica na entrada da cidade, removendo um numero ainda maior de famílias", informou o prefeito.


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário