sábado, 29 de outubro de 2011

Lula é diagnosticado com tumor na laringe


O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, de 66 anos, foi diagnosticado com tumor localizado na laringe, após realizar exames sábado (29) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, queserá iniciado nos próximos dias. Segundo boletim médico divulgado pelo hospital, Lula está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial. "O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamentoem caráter ambulatorial", diz nota do Sírio-Libanês.

presidente do Instituto Cidadania, Paulo Okamoto, um dos amigos mais próximos do ex-presidente, disse  que Lula vinha reclamando do agravamento da rouquidão. Segundo o médico Paulo Hoff, rouquidão é o sintoma típico desse tipo de tumor .Na quinta-feira (27), Lula comemorou seu aniversário de 66 anos, no Instituto que leva seu nome. Emuma pequena cerimônia com funcionários, na sede da organização, em São Paulo, o ex-presidente ganhou um bolo.O câncer na laringe  tem como principais causas o cigarro e em segundo lugar a bebida. O diagnóstico foi divulgado na manhã deste sábado pelo Hospital Sírio-Libanês. 

Segundo o oncologista Jacob Kligerman, o tratamento com quimioterapia, associado ou seguido por radioterapia, costuma ser recomendado em casos nos quais o tumor está mais avançado.De acordo com Kligerman, ex-diretor do Inca e ex-secretário municipal de Saúde do Rio, o tratamento depende do estágio em que a doença está e da localização do tumor, que pode estar nas áreas supraglótica, glótica ou infraglótica. O oncologista afirma que a principal forma de se prevenir da doença é evitar o fumo e o álcool."Não se faz prevenção em massa. Só se faz exame quando se tem sintoma de rouquidão sem outra causa aparente, como um resfriado - explica o oncologista".

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário