quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mais um na cota dos Partidos: Governo confirma saída de Orlando Silva do Ministério dos Esportes


O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho, confirmou nesta quarta-feira que o ministro do Esporte, Orlando Silva, vai mesmo deixar o governo. Ele disse que a forma como se dará a saída será definida na reunião a ser realizada no início da noite de hoje com a presidente Dilma Rousseff. "A abertura de inquérito pelo Supremo (Supremo Tribunal Federal) foi fator determinante para a mudança da situação", disse Carvalho.

Segundo ele, o mais provável é que um interino assuma a pasta e que a tendência é de que o cargo continue nas mãos do PCdoB. Carvalho não quis falar em nomes e elogiou o ministro Orlando Silva. "Orlando teve uma atitude madura. Eu respeito e louvo a atitude do PCdoB", disse, relatando a conversa que teve na manhã de hoje com Orlando Silva e com o presidente do PCdoB, Renato Rabelo.

O ministro do Esporte enfrentou diversas denúncias de irregularidades na pasta. A situação se agravou nessa terça-feira, quando a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia aceitou o pedido de abertura de inquérito para investigar denúncias de desvio de recursos do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. O pedido foi feito na semana passada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Há duas semanas, o policial militar João Dias acusou o ministro de participar de um esquema de desvio de recursos públicos do programa. A denúncia foi publicada pela revista Veja. Desde então, Orlando Silva vem negando participação no esquema, tendo prestado informações ao Congresso Nacional. Ele também pediu para ser investigado pelo Ministério Público, para que pudesse provar sua inocência.

O encontro de Dilma com o ministro do Esporte será realizado logo mais, no Palácio do Planalto. Orlando Silva é o sexto ministro a cair no governo da presidente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário