domingo, 15 de abril de 2012

SÃO GONÇALO UNIDADE CONTRA A DENGUE


O prefeito Jaime Calado lançou na manhã desta sexta feira (13), na comunidade de Golandim, a campanha “São Gonçalo Unida Contra a Dengue”, que será realizada em todas as localidades mediante um Plano de Ações Intersetoriais Municipal, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os demais órgãos da gestão municipal.
 O objetivo da campanha, segundo o secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões, é trabalhar a prevenção da dengue em São Gonçalo, envolvendo toda a população no controle do mosquito Aedes aegypti. “Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos. Povo consciente, cidade saudável”, enfatizou o secretário.
 Durante a mobilização, os alunos das escolas municipais do Golandim, saíram às ruas sensibilizando os moradores para o envolvimento na prevenção a dengue. A vice-diretora da escola Genésio Tomaz, Idione de Lima, destacou a importância dos estudantes nessa campanha para conscientizar a população. “A escola tem a função de multiplicar, com seu alunado, as informações sobre a prevenção a dengue”, acrescentou à educadora.
Dentro das ações realizadas, foram visitados, inspecionados, tratados e eliminados  os focos em 14 quarterões com 2.500 imóveis na comunidade,  além do trabalho educativo, os garis participaram da campanha recolhendo lixo das ruas e em terrenos baldios inclusive, com a retirada de pneus e outros tipos de objetos que podem se transformar em criadouros para o mosquito da dengue, tendo a adesão dos moradores com a retirada de entulhos de suas residências e possíveis criadouros do mosquito.
Um dos imóveis visitados foi o do morador Luis Alberto, que destacou que a campanha chama a atenção da população na luta contra a dengue. “Lavo minha caixa d’água e a cada três meses  faço minha parte”, declarou o morador. Já a senhora Maria de Lourdes Ferreira, dona de casa, ressaltou a importância do trabalho que está sendo realizado pela prefeitura. “Combater a dengue é um dever de todos, não é apenas da prefeitura não, por isso faço sempre a minha parte”, declarou à moradora.
O prefeito Jaime Calado, durante a abertura da campanha, destacou o envolvimento dos agentes de endemias no trabalho de controle da dengue. Ele disse ainda que São Gonçalo está se mobilizando, mas é preciso aglutinar esforços de todas as secretarias na campanha de prevenção a dengue. “A participação dos moradores é fundamental para combater esse mosquito, cujos focos são encontrados, em 90% dos casos, dentro das próprias residências”, alertou o prefeito.  




Fotos: Isaías Carlos / JB Santos

Um comentário:

  1. aonde fica esse beco que comprimiu as pessoas pra fazer volume hem? pq o problema da dengue em São Gonçalo é muito mais complexo que esse bêco...

    ResponderExcluir