segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Saúde de São Gonçalo realiza Semana de Prevenção ao Câncer de Mama


A prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza de 01 a 08 de março de 2012 a Semana de Prevenção ao Câncer de Mama. O evento pretende chamar a atenção das mulheres para a importância de fazerem regularmente o exame de mamografia, que pode identificar precocemente o surgimento de um tumor, contribuindo assim as chances de cura e reduzindo as mortes causadas pela doença.
Ações educativas serão realizadas durante todo período da campanha nas Unidades de Saúde, orientando as mulheres para necessidades de realização do exame como método seguro de diagnóstico precoce. Dentro da programação está previsto um pedágio que será realizado no Conjunto Amarante, no dia 01 de março e o encerramento da campanha no dia 08 de março, às 15h, Dia Internacional da Mulher, com uma caminhada e show musical na comunidade de Santo Antonio do Potengi.
De acordo com dados epidemiológicos no Brasil a mortalidade por câncer de mama vem aumentando significativamente nas mulheres de 50 a 69 anos, e no Rio Grande do Norte variou de 8,75/100 mil mulheres em 2008 para 8,61/100 mil mulheres em 2010. No município de São Gonçalo do Amarante no período de 2002 a 2011 foram registrados 19 óbitos, a maioria atribui-se ao diagnóstico tardio.
A campanha visa adotar uma política de alerta e prevenção, permitindo uma redução nos números de óbitos provocados pela doença. É preciso que a mulher faça o auto-exame e os exames periódicos, mamografia e ultra-sonografia. O problema hoje não é ter câncer de mama, mas não diagnosticá-lo precocemente. Mais informações sobre os serviços oferecidos na campanha podem ser obtidos na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário