segunda-feira, 5 de setembro de 2011

São Gonçalo realiza maior desfile cívico da história do município‏


A Prefeitura de São Gonçalo realizou no último final de semana, através da Secretaria Municipal de Educação, o cortejo cívico do município com o  tema “São Gonçalo construindo uma cidade educadora”.  O desfile alusivo a data da independência do Brasil contou com a participação de cerca de 40 escolas das redes municipal, estadual e particular. Ao todo, desfilaram 2.500 alunos pelas ruas do centro da cidade, representando suas instituições de ensino.
Além dos alunos, a parada cívica contou com a participação de 16 bandas marciais de outras cidades que se apresentaram para a população de São Gonçalo.  Os profissionais das secretarias municipais, os policiais militares do Proerd,  e grupos folclóricos como o Boi Calemba e o pastoril de Dona Joaquina também mostraram suas atividades. A maioria das escolas abordou a questão do respeito aos direitos humanos, às raças, à diversidade cultural e religiosa, à natureza e à justiça social.


O desfile foi marcado, do início ao fim, pela participação da popular. As principais ruas foram ocupadas pelos moradores do município, que assistiram a criatividade das escolas demonstrada nas alas do cortejo. Dentre as pessoas que assistiram ao desfile, estava a senhora Luiza Vicente, mãe de três alunos da escola Roberto Freire, da comunidade de Santo Antônio. Segundo ela, o evento significa um dia muito bonito porque se comemora a independência da Brasil. “Temos o prazer de vir assistir o desfile para ver nossos filhos desfilando”, declara Luiza.
Acompanhado de secretários municipais e outras autoridades, o prefeito Jaime Calado assistiu ao desfile no palanque oficial ao lado da primeira dama, Zenaide Maia e do diretor geral do IFRN de São Gonaçalo, professor Carlos Guedes, que parabenizou o prefeito pela realização do evento. Durante o desfile, dona Salete, moradora da comunidade de Genipapo, fez um agradecimento especial ao prefeito por ele ter construído uma escola em sua comunidade.
Para Jaime Calado, o desfile representa o amor à pátria, aos antepassados, ao civismo, à cultura e à historia do Brasil, do Estado e do Município. Segundo ele, este ano o desfile superou todas as expectativas. “Essa é uma demonstração que o povo de São Gonçalo tem amor e orgulho de ser brasileiro. As escolas trouxeram mensagens lindas e muito criativas, uma prova que existiu organização e mobilização”, finalizou.





Um comentário:

  1. em cima desse palanque :uma grande ruma de merda juntas:rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir