quinta-feira, 24 de março de 2011

Presidente do TSE diz que barrados pela Ficha Limpa poderão ocupar cargos


Ministro elogiou a lei, mas disse que ela ainda poderá ser questionada no futuro



O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quinta-feira (24) que os candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa no ano passado poderão ser conduzidos aos cargos para os quais foram eleitos.
Para isso, basta que os TREs (tribunais regionais eleitorais) refaçam os cálculos para definir o quociente eleitoral, conta usada para definir a proporção de candidatos eleitos em relação às votações.
O ministro garantiu que os atuais ocupantes de cargos que foram liberados pela Justiça para assumir os mandatos, caso do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), têm garantido o direito de permanecer no exercício. Já no caso dos demais políticos que entraram com recurso no STF questionando a validade da Ficha Limpa para as eleições de 2010 serão reempossados nos cargos.

Isso vale para os casos dos senadores Wilson Santiago (PMDB-PB), que terá de ceder a vaga para Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Vicentinho Alves (PR-TO), que abrirá espaço para Marcelo Miranda (PMDB-TO) e Gilvam Borges (PMDB-AP), que terá de deixar o Senado em favor de João Capiberibe (PSB-AP).
- Os TREs terão de reproclamar os resultados, refazer os cálculos, diplomar os candidatos novamente e eles tomarão posse.

O ministro preferiu não estipular um prazo para que a definição de quem entra e quem sai termine, mas relembrou que apenas aqueles que entraram com recurso questionando a aplicação da Ficha Limpa na eleição do ano passado têm seu direito garantido.

- É evidente que após essa decisão de ontem [quarta-feira] nós aceleraremos o julgamento. Até mesmo a própria decisão monocrática que foi autorizada pelo plenário do STF (Superior Tribunal Federal) fará com que essas decisões se acelerem. Eu tenho certeza que os ministros que tenham processos dessa natureza em seus gabinetes, seja no STF, seja no TSE, darão prioridade absoluta a isso. Os TREs serão comunicados imediatamente dessas decisões e os advogados dos candidatos que foram barrados, é claro, têm o maior interesse em acelerar todo esse procedimento.

Lewandowski também afirmou que o julgamento da quarta-feira (23) do STF definiu apenas a validade da Ficha Limpa para as eleições de 2010 e que outros pontos da lei poderão ser alvo de discussão na Suprema Corte.

- Por enquanto, formalmente, a lei está em vigor para as próximas eleições, mas não está imune a futuros questionamentos. O Supremo não se pronunciou sobre a constitucionalidade da lei, que poderá vir a ser questionada, futuramente, antes das eleições de 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário