terça-feira, 8 de novembro de 2011

Prefeitura de São Gonçalo realiza 1ª Feira de Arte e Cultura de Poço de Pedra


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Fundação Cultural Dona Militana e a Secretaria Municipal de Educação, realizaram no último sábado (5) a 1ª Feira de Arte e Cultura de Poço de Pedra. O evento, prestigiado pelo prefeito Jaime Calado, coincidiu com o Dia Nacional da Cultura, e representou a culminância do projeto “Escola Aberta”, desenvolvido nas comunidades de Poço de Pedra, Bela Vista, Genipapo e Campinas.
Uma estrutura foi montada em frente ao telecentro de Poço de Pedra para a exposição e comercialização das peças artesanais, resultado de meses de trabalho. Jaime que visitou os stands ficou encantado com a riqueza do artesanato produzido. “Um evento como esse mostra um talento nato do povo de São Gonçalo. Aqui só basta um incentivo para que sejam revelados verdadeiros artistas, seja na dança, no artesanato, na música ou em outras áreas”, declarou o prefeito.
O projeto Escola Aberta é custeado com recursos próprios e conta com o apoio do Centro de Projeto e Pesquisa Coco do Calemba, oferecendo oficinas de dança, capoeira, canto, música e artesanato. De acordo com Ivani Machado, coordenadora das atividades ao lado da professora Maria da Conceição, a ideia é construir uma escola transformadora. “O prefeito Jaime Calado determinou que esse projeto fosse desenvolvido para mudar o conceito da educação, onde as unidades de ensino tenham a participação dos pais, e assim possam favorecer a formação de um Arranjo Produtivo Local – APL”, enfatizou.
A Secretaria Municipal de Educação foi a idealizadora e realiza o projeto,  que envolve profissionais nas oficinas de dança (Victor Melo), capoeira      (professor Mandinga), e flauta (professor José).  A próxima etapa do projeto, que começa nos dias 11 e 12 de novembro desse ano, vai abranger alunos e pais das comunidades de Rio da Prata, Utinga, Alagadiço Grande, Barro Duro e Igreja Nova.

Secretária Municipal de Comunicação

Um comentário:

  1. Realmente, foi uma bela festa. Na oportunidade a população pode observar os trabalhos realizados pelos participantes das oficinas do Escola Aberta. O fato lamentável, foi a presença de políticos oportunistas, que aproveitaram o momento para aparecerem e se acharem pai da idéia. Uma pena!

    ResponderExcluir