quinta-feira, 7 de abril de 2011

População de Natall realiza movimento na internet contra alta dos combustíveis


A alta nos preços da gasolina e do etanol mais uma vez mobilizou os internautas através das redes sociais. Em Natal, consumidores criaram um perfil no Twitter (@GasolinaRN), Facebook (Gasolina Barata Natal RN), comunidade no Orkut (Boicote da Gasolina Natal-RN) e até um site (www.rnsemabuso.com.br) que traz um abaixo assinado repudiando o aumento.

O que começou como um canal para mostrar a indignação dos consumidores acabou se tornando também uma prestação de serviço. Em Natal, desde segunda-feira os twitteiros informam através do microblog os postos que estão vendendo combustíveis com os preços mais acessíveis e os que aderiram ao aumento.

A expressão "combustivelmaisbaratoja" está entre os tópicos de assuntos mais comentados no microblog desde o início da semana. Na tarde de ontem a expressão "boicotepostosbr" também alcançou o topo da lista dos assuntos mais comentados na rede social.

A mobilização no Twitter, que começou em Natal com o pedido "combustível mais barato já", ultrapassou os limites do RN e ganhou adeptos em todo o país. A iniciativa ganhou repercussão nacional e foi notícia em portais do Brasil, como O Globo.

O usuário @JoaquimNetto postou na tarde de ontem "Gente, vamos continuar buscando aliados à campanha do consumidor consciente. Somos mais fortes que o Cartel. #combustivelmaisbaratoja". Já o advogado @PauloEdu_oabrn postou "Nessa questão dos combustíveis, é bom que fique bem claro que, nós consumidores estamos exercendo o nosso direito!". A campanha tomou corpo e no fim da tarde de ontem usuários já postavam fotos de postos BR's vazios supostamente devido ao boicote. O twitter do jornal O Estado de São Paulo (@estadao) divulgou que 28 mil pessoas, em todo o país, já haviam replicado a expressão "combustivelmaisbaratoja" até a tarde de ontem.
Aumento abusivo é alvo de investigação
O coordenador-geral do Procon Estadual, Araken Barbosa de Farias Filho, ontem a notificação da BR Distribuidora de Combustíveis para que informe o valor, percentual e o motivo do último reajuste de combustíveis. "Outras distribuidoras serão notificadas. A BR terá 72h para responder. Com os dados em mãos será verificado se os postos de combustíveis repassaram os percentuais ou se houve prática abusiva no reajuste dos combustíveis em Natal e Grande Natal", disse o coordenador do Procon Estadual.

Dentre as ações debatidas na reunião, o promotor de defesa do consumidor, José Augusto Peres, confirmou que o Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil para apurar se houve abuso no aumento dos combustíveis. O promotor solicitou à Secretaria Estadual de Tributação (SET), uma análise a respeito do impacto da carga tributária sobre o preço final dos combustíveis, e ao Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipostos/RN) uma planilha de composição do preço final dos combustíveis, para avaliar se o aumento foi abusivo. "Além disso, eu requisitei ao delegado de defesa do consumidor que abrisse um inquérito criminal para investigar se houve crime de abuso dos preços neste último aumento", disse o promotor. A SET e o Sindipostos/RN têm 10 úteis para fornecer as informações solicitadas pelo promotor.
Dn On line

Nenhum comentário:

Postar um comentário