domingo, 22 de agosto de 2010

POPULAÇÃO PARTICIPAR POUCO DOS ACONTECIMENTOS POLÍTICOS NO MUNICÍPIO

Estivemos na ultima quinta-feira (19/08) na Câmara Municipal de São Gonçalo,  para acompanhamos a sessão do dia, em pauta: A segunda votação da prestação de contas do ano de 2006 do ex-prefeito Jarbas Cavalcanti   e a votação dos requerimentos e projetos de lei para o dia . Vereadores , Assessores e Funcionários, só faltou  mesmo foi a participação da população que por incrível que pareça , contamos nos dedos nesta sessão . Não aconteceu a votação do parecer do ex- Prefeito, ficando para próxima quinta (26/08)   

3 comentários:

  1. Bertold Brecht

    O Analfabeto Político


    O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala nem participa dos acontecimentos políticos.”
    "Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio, dependem das decisões políticas."
    “O Analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política.”

    "Não sabe o imbecil que sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

    ResponderExcluir
  2. Qual a importância da Câmara nas decisões sobre a administração das cidades?

    A Câmara Municipal corresponde ao Poder Legislativo, ou seja, cabe aos seus componentes a elaboração de leis que são da competência do Município (sistema tributário, serviços públicos, isenções e anistias fiscais, por exemplo). Os vereadores são importantes, também, porque lhes cabe fiscalizar a atuação do prefeito e os gastos da prefeitura. São eles quem devem zelar pelo bom desempenho do Executivo e exigir a prestação de contas dos gastos públicos. Uma função importante dos vereadores, porém desconhecida por boa parte da população, é a de funcionar como uma ponte entre os cidadãos e o prefeito, por meio de um recurso chamado indicação. Tal recurso consiste em um documento que o vereador envia a prefeitura ou outro órgão municipal solicitando um pedido apresentado por um eleitor. Os pedidos podem variar desde a poda de uma árvore até a reforma de uma escola. Como não funcionam como uma lei, as indicações não exigem que o vereador faça nenhuma consulta em plenário para apresentá-las ao prefeito. Cabe ao prefeito ou secretário atender ou não à solicitação, sem que para isso precisasse ter sido apresentado algum projeto do vereador.

    ResponderExcluir
  3. Seu comentário a respeito que a população participa pouco das decisões dos município é verdade.Inclusive, um projeto tão importante como o plano diretor de São Gonçalo do Amarante foi votado e aprovado sem a participação popular.O povo não sabe nem o que é plano diretor,ou seja, nem divulgação teve. Atualmente foi falado que na construção da obra em cima da praça não estava sendo respeitado as determinações do plano diretor que diz que um dos objetivos é de propiciar qualidade de padrões de ar no espaço verde e aberto e de circulação.Por que então o SR. prefeito está fechando a praça dificultando as caminhadas das pessoas? E agora fiquei sabendo que o plano diretor não foi aprovado e porque então a prefeitura usou esse plano diretor para multar em valor alto os cidadãos nas construções de obras particulares como casas.Como podemos confiar nesses representantes que está no poder e outros que estão tentando entrar no poder ?

    ResponderExcluir