domingo, 1 de agosto de 2010

Censo 2010, que começa hoje, vai revelar um país mais rico, mas ainda socialmente injusto, acredita o presidente do IBGE

A partir de hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai a campo realizar o mais completo mapeamento do país. O censo 2010 baterá à porta de 58 milhões de domicílios espalhados pelos 5.565 municípios para atualizar dados relativos a temas como renda, família, educação, trabalho, raça e religião. O presidente do IBGE, Eduardo Nunes, explica que a fotografia produzida nesse levantamento vai revelar mudanças significativas ocorridas na economia, além de consolidar diagnósticos sobre os novos hábitos de consumo dos brasileiros e sobre como as cidades estão se organizando. Diante da riqueza de detalhes, Nunes acredita que os setores produtivos terão, a partir do refinamento e do cruzamento das respostas, melhores condições de definir o que fabricar, onde vender e a quem atender. "O censo é uma fonte de informação gratuita para quem quiser estudar melhor uma realidade e, se for o caso, abrir um negócio", resume, em entrevista ao Correio.




 - (Valério Ayres/Esp. CB/D.A Press)
Presidente do IBGE Eduardo Nunes
Pela primeira vez, a coleta será toda informatizada, o que permitirá maior agilidade no processamento dos questionários. Cerca de 225 mil pessoas, entre agentes censitários e recenseadores, estão envolvidos na operação, que tem um custo estimado em R$ 1,6 bilhão. Eduardo Nunes prevê que a pesquisa indicará avanços importantes em todas as áreas, sem ignorar velhos passivos que datam do século 18. Otimista, o presidente do IBGE avalia que as estatísticas podem apontar atalhos para que os obstáculos sejam superados de maneira mais rápida e justa. 

FONTE: CORREIOSBRASILIENSE

Inovações para garantir maior cobertura. (Clique e mais informações)

Uma delas é a utilização de um cartão que o recenseador deixará quando não encontrar o morador, para que ele entre em contato e agende o melhor horário para responder as perguntas. Quem para pouco em casa poderá contar com a tecnologia para preencher o questionário do IBGE. Para isso, precisa receber do recenseador uma senha que permite acessar o formulário via web.“Se o cidadão não responder ao questionário em cinco dias, o funcionário volta ao domicílio, até coletar os dados”, detalha Nunes. 




Para dar segurança ao cidadão, os dados dos recenseadores estarão no site do IBGE  Quem ainda tiver dúvidas pode confirmar as informações pelo telefone 0800-721-8181. “O importante é responder as perguntas e atender bem o recenseador, pois o Censo servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década”


Nenhum comentário:

Postar um comentário