sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Audiência sobre Aeroporto de São Gonçalo atrai gigantes da construção

A segunda audiência pública sobre o edital de licitação para contratação da empresa ou consórcio que irá tocar as obras do aeroporto de São Gonçalo aconteceu nesta sexta feira (24) no município.  A audiência que começou por volta das 10h, contou com a presença de grandes investidores nacionais como o grupo Odebrecht, Galvão Engenharia e Camargo Corrêa. Segundo Paulo Coutinho, diretor da Galvão Engenharia, a empresa vê no aeroporto uma grande oportunidade de investimento. “Nós temos participação em vários outros grandes empreendimentos, principalmente na érea de saneamento, e o aeroporto nos possibilitará uma abertura de mercado”, declarou.





A presença de grandes investidores na audiência foi comemorada pelo Secretário de Planejamento do Rio Grande do Norte, Nelson Tavares. Para ele, esse interesse comprova a viabilidade econômica do Aeroporto. “O Terminal de São Gonçalo será o primeiro do Brasil concedido à iniciativa privada, uma experiência inédita que, sem dúvida renderá, um bom retorno para seus investidores”, explicou o secretário. 






Nelson Tavares declarou ainda, que todo o processo para o lançamento do edital está acontecendo dentro do previsto. “Nossa expectativa é que até o final do primeiro trimestre de 2011, no máximo início do segundo trimestre, as obras estejam efetivamente iniciadas”, afirmou ele. “Até o final de 2013 o Rio Grande do Norte vai passar a contar com o maior terminal de cargas da América Latina, o que significa desenvolvimento econômico e social para o nosso Estado”, comemorou Tavares.








O titular da Seplan também fez questão de ressaltar que a documentação que está compondo o edital do aeroporto é bastante completa e tem sido alvo de elogios em todo o mercado. “Nas duas audiências que promovemos não houve nenhum ponto relevante questionado e as observações também foram mínimas. Além disso, eu soube que um potencial investidor de outro país teria comentado que este era o documento mais completo que ele já tinha visto em projetos deste tipo”, afirmou Nelson Tavares.





A partir dessa segunda audiência, a minuta do Edital estará disponível no site da Agência Nacional de Aviação (Anac) até o dia 10 de outubro (o prazo foi esticado em mais 15 dias a pedido da Associação Brasileira da Indústria de Base) para que os interessados possam opinar sobre os termos constantes no documento. Após essa fase o TCU, terá cerca de 45 dias para providenciar eventuais alterações e em seguida liberar o documento para que os interessados possam participar da licitação. De acordo com o Diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Rubens Vieira, a Agência normalmente demora mais de um ano para concluir um processo com as mesmas exigências previstas para construção do Terminal de São Gonçalo. “Em oito meses vamos concluir essa fase e dar início às obras de responsabilidade da iniciativa privada”, Afirmou Rubens Vieira.





O decreto que prevê a concessão do aeroporto foi assinado em junho desse ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O terminal representará um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão, com expectativa de gerar cerca 30 mil empregos diretos, principalmente para região metropolitana de Natal.



Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário