quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O RESENHEIRO CONVERSAR COM O POLICIAL CIVIL JOÃO COSTA .DROGASx JOVENS .

Para conversar sobre o drama do uso das drogas (Crack etc.) e suas consequências, que atingem principalmente a juventude São Gonçalense convidamos o Policial Civil, João Costa. Ele e muitos outros lutam para que os jovens tenham outras oportunidades, afastando-os da realidade do consumo de drogas.

O RESENHEIRO: É CADA VEZ MAIS FREQUENTE O ENVOLVIMENTO DE JOVENS DO NOSSO MUNICÍPIO NO MUNDO DAS DROGAS?

João Costa: Aos longos dos anos observamos que a falta de investimento não somente pelo governo municipal, mas pelo governo federal e estadual tem resultado em verdadeiro crime contra nossa sociedade, de uma forma indireta os governo contribuem para que a falta de investimentos na saúde e educação empurrem o jovem para o mundo das drogas, pois o único caminho e de fácil acesso pelo jovem onde encontra em cada esquina um ponto de droga devido à falta de combate a este tipo de crime que por sua vez resulta na falta de investimento e qualificação do jovem, que de maneira direta retira o jovem deste mundo das drogas que diga de passagem com o surgimento do crack hoje é quase impossível a recuperação deste jovem na sua utilização desta droga que podemos chamar com o mal do século.

O RESENHEIRO: E JÁ PODEMOS DIZER QUE AS DROGAS COMO O CRACK JÁ É UMA PANDEMIA NO NOSSO MUNICÍPIO?

João Costa:Sendo uma das piores drogas já aparecida em nosso país podemos dizer que o Crack sendo a borra do refino da cocaína, material que antes eram desprezados pelos produtores de drogas ilícitas, com o passar do tempo teve seu consumo massificado, hoje tem se alastrado não somente em nosso município e sim chegou aos quatro cantos do nosso País, onde podemos dizer claramente que em cada comunidade de nosso município existe um ponto de venda desta famigerada droga em geral aquele usuário que fica dependente desta droga quando não tem condições de pagar pela droga passa furtar objetos de sua casa, parentes e muitas das vezes passa a cometer furtos para manter sua dependência na droga. Existem casos em que o dependente químico também passa a ser soldado, ou seja, passa ser um vendedor, olheiro, avião tendo diversas funções no submundo das drogas.

O RESENHEIRO: QUAL O INVESTIMENTO FAZER AS AUTORIDADES POLITICAS, ESTADUAL É MUNICIPAL DIANTE ESTES PROBLEMAS. E A SOCIEDADE ORGANIZADA TEM COMO AJUDA?

João Costa:O quadro atual das drogas em nosso município envolve diversos setores, seja uma questão de Saúde Publica, seja de Educação, seja de Políticas de Geração de emprego, onde quem tem o papel principal de mudar este quadro e a própria sociedade, que pode cobrar dos governantes formas de combater e colocar em pratica as providências necessárias para que este mal seja sanado em médio e longo prazo. Vejamos podemos considerar as drogas como um caso de saúde publica onde boa parte da população principalmente os jovens encontram-se como dependentes destas drogas, trazendo enormes transtornos para suas famílias, as drogas seja elas licita ou ilícitas no caso tratado aqui, todos nos sabemos que não existe nenhuma política publica para combater este mal pelo menos em nosso município, vejamos você conhece algum programa do governo seja federal, estadual ou municipal para ajudar estes dependentes a combater este problema de uma forma direta e que a população tenha acesso em posto de saúde, a um centro social e algo similar para ajudar ou assessorar o dependente ou sua família? Outro ponto para ser tratado urgente seria que os governos investissem na educação para geração de mão de obra qualificada onde a longo e médio e prazo poderíamos tirar os jovens que por falta de investimento poderia de uma forma indireta tornar-se um dependente químico, colocando-se em pratica tiraria este jovem para uma profissão definida saindo desta mazela social o qual estão expostos de forma indireta. Outro ponto importante e de efeito imediato seria os governos municipal, estadual ou federal gerassem empregos para a população onde boa parte destes dependentes não estaria ociosos, onde podemos constatar que a entrada no mundo das drogas se dar através daquelas pessoas que estão desempregadas ou ociosas sem uma ocupação ou uma profissão definida que é fato gerador deste tema em questão. A sociedade tem ponto importante basta ter uma consciência cidadã, começando a verificar o que seus representantes seja ele o vereador, deputado, senador, governador esta fazendo, caso ele comece a verificar de uma forma indireta está ajudando para que tais problemas possam ser começados a ser resolvidos, onde ele possa cobrar de seus representantes o seu papel de legislador ou administrador para que desenvolva leis ou atos administrativos que atendas as necessidades da sociedade.


O RESENHEIRO: O QUE MAIS VEMOS É OS PAIS DIZEREM QUE NÃO SABE OU NÃO SABIA QUANDO O FILHO É ENVOLVIDO COM AS DROGAS, COMO IDENTIFICAR SE O FILHO É USUÁRIO DE DROGAS, TIPO O CRACK? E QUAIS SÃO AS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO DO MESMO?

João Costa:O uso de drogas hoje na verdade se dá em boa parte pela ausência da família, seja ela uma família desestruturada onde muitas das vezes a mãe e a chefe da família, e que o jovem a partir de seus 14 anos não querem mais obedecer à orientação de seus país, onde prefere muitas vezes ser influenciados por amigos que os leva primeiro para formação de grupinhos dentro da comunidade, na escola e times de futebol, a partir daí para chegar às drogas é apenas um passo. A verificação de um Pai para saber se seu filho é dependente de droga é através da forma física primeiramente caso ele venha perdendo peso, segundo é ficando com a pele amarelada e as pontas de dedos queimados, outro ponto importante é quando começa a sumir objetos de dentro de casa de forma estranha sem ninguém ter entrado em sua casa, bem como peças de roupas, sandálias do dependente começa desaparecer sem uma justificativa aplausível, e a forma de desinteresse e dar resposta sobre os fatos, bem como às vezes a forma agressiva do jovem ou às vezes comportamento alterado da forma habitual.


O RESENHEIRO: EXISTE ALGUM TIPO DE CAMPANHA DE PREVENÇÃO NO COMBATE AS DROGAS EM NOSSO MUNICÍPIO, FEITO PELOS ORGÃOS DE PROTEÇÃO AS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS DESTE MUNICÍPIO?

João:Costa:Não, infelizmente eu só conheço a forma de combater a droga da forma repressora que é estado têm que é A POLICIA, existe modelos de políticas publicas para combater o uso de drogas, mas que não saem da teoria em nosso município. Podemos desta um trabalho que esporadicamente é vista em nosso município, mas que infelizmente não é implantado de forma efetiva que seria o PROERD da Policia Militar que poderia dar uma contribuição para diminuição no uso de drogas em nosso município pelos jovens que estão nas escolas.
O RESENHEIRO :A ESPERANÇA É POSSÍVEL?

João Costa:Na verdade hoje nada é impossível será que existem responsabilidades dos legisladores (vereador) em fazer políticas publicas para combater de todas as formas uso e consumo de drogas em nosso município, estado e pais e como tirar estes dependentes de seu vício e dar qualidade de vida e mercado de trabalho para que ele possa desenvolver como cidadão, outro ponto e partido para os administradores (prefeito), será que ele está fazendo uma administração para realmente resolver os problemas sociais que aflige a sociedade de uma forma geral, ou fará apenas políticas de marketing e massificação que aquilo que esta fazendo é verdadeiro onde na verdade é apenas uma maquiagem da verdadeira forma de governar que o povo precisa? Cabe a você analisar os fatos, de uma forma critica e realista.

9 comentários:

  1. parabéns pela entrevista companheiro, vc realmente estar a par da situção da nossa juventude que anda muitas vezes sendo forçado a entar no mundo das drogas, por falta de opção de vida, emprego, esporte,lazer coisas que preenche o tempo e cabeça dessa moçada. e eles precisam de pessoas como vc pra ajudar a encontrar um caminho de sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns , Amigo Muito boa essa entrevista..

    ResponderExcluir
  3. Olá , João tudo em paz? vote em vc. para vereador e não mim arrepento sei da sua batalha como policia está sempre atuanção a combater as drogas neste municipio..

    ResponderExcluir
  4. Amigo, parabéns a entrevista ficou bacana ..


    Alex

    ResponderExcluir
  5. MUITO BOA MATERIA, MUITO BOM ESPAÇO PARA NOSSA COMUNIDADE PARA BENS.

    ResponderExcluir
  6. Muito bem joão, precisamos de pessoas como vc.para defende a nossa juventude pena que a população ainda não aprendeu a vota

    ResponderExcluir
  7. Quero parabenizar-lhe pela iniciativa, porem pedir ao amigo que procure fazer uma revisão antes de postar, pois encontramos muitos erros gritantes em sua entrevista com o nosso amigo João Costa.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, seu Trabalho é muito inportante para nossa comunidade, admiro seu trabalho que Deus o abençoe ilumine cada vez mais seu emtusiasmo de querer ajudar os jovens a saí do Mundo do crime.

    ResponderExcluir
  9. Alana:

    Inicativa ,grandiosa este infomativo ,parabéns a todos..

    ResponderExcluir