sábado, 5 de setembro de 2009

EQUIPE DO INFORMATIVO FOI PARABENIZAR OS FEIRANTES PELO SEU DIA .25 DE AGOSTO DIA DO FEIRANTE


A equipe do Informativo o Resenheiro foi a feira livre do Conjunto Amarante umas das mais tradicionais do nosso municipio, que é erguida todos os Sábados na Rua Bacabal.Fomos para conhecer um pouco da vida de um feirante, trabalhador que merecidamente tem um dia em sua homenagem .Acordar de madrugada e manter o trabalho braçal durante todo o dia são algumas das funções do feirante,

Quem conhece bem essa rotina é José da Cunha Silva, (vendedor de Temperos) que confessa que trabalhar na feira é bom e gratificante. “É cansativo mas no final é compensador”, conta o funcionário, que está na área há mais de 03 anos. “Pra se feirante tem que acorda certo e gosta do que faz Ressalta o mesmo”. Ele lembra ainda que as feiras são locais onde as pessoas podem encontrar qualidade e produtos de todos os tipos. “Existem as melhores épocas, ainda mais nas barracas de fruta e verduras, mas as pessoas sabem que podem encontrar de tudo aqui”.

Mas tem feirantes que confessa que, o movimento vem caindo devido a chegada dos grande supermercados . “Houve muitas mudanças na feira, já foi muito boa. Hoje há muita concorrência”, ressaltam os feirantes. Mas apesar dos problemas, muitos deles não pensa em abandonar suas barracas muito menos a profissão de feirante .

As mulheres também estão nesse ramo do comércio. Marizete Silva Santos mantém uma barraca de Feijão Verde e se diz satisfeita com sua profissão. “Estou há dois anos e quatro meses aqui e acho excelente, porque adoro trabalhar com o público”, comenta.A diversidade de produtos e o contato com os feirantes ainda são os grandes atrativos. Com uma linguagem única e popular, as feiras-livres se mantêm firmes. Os fregueses conhecem as barracas e os feirantes pelo nome, o que proporciona um conforto que não há em grande empresas.Nem sempre os preços das feiras podem concorrer com os dos supermercados, mas no final do expediente, os feirantes sempre reduzem o preço de suas mercadorias.

Com a chegada dos grandes supermercados muitos acreditavam que o destino das feiras seria a extinção, porém é justamente por se manter na contramão da frieza e da falta de sociabilidade do mundo moderno, que a milenar feira-livre tem seu lugar garantido nas ruas das cidades de todo o mundo. . As mulheres são a maioria do público freqüentador das feiras.




PARABÉNS,GUERREIROS...

MATERIA:Alex Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário