sábado, 27 de abril de 2013

Município de São Gonçalo já oferece tratamento gratuito da visão de primeiro mundo





Os usuários da rede de saúde de São Gonçalo do Amarante já podem contar com um tratamento oftalmológico digno de países de primeiro mundo, graças a uma parceria realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Oftalmologia (CEOF).  O modelo de atendimento foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, e agora, os pacientes que se deslocavam até Natal para se consultar ou realizar cirurgias de Catarata, Glaucoma e outros exames mais complexos, não precisam mais sair do município.

O Centro de Oftalmologia está pronto para receber os pacientes, onde serão encaminhados, depois de uma consulta com o clínico, no posto de saúde, e ao ser detectado o problema o paciente é encaminhado para o CEOF diretamente para fazer a cirurgia.

“O avanço para a região vai ser enorme. A ideia é apresentar um serviço de qualidade, através de equipamentos modernos e uma equipe qualificada. O paciente vem para a cirurgia e tem a garantia de retorno. É o mesmo padrão para os pacientes dos SUS e os privados, sem distinções” afirmou o Dr. Diego Sampaio que junto ao Dr. Marcos Fábio e Dr. Pedro Paulo Cabral atendem e auxiliam os pacientes.

O secretário de Saúde, Jalmir Simões, passou parte da manhã desta segunda-feira (22), reunido com a equipe médica e falou sobre importância do município ofertar esses benéficos a população. “A comodidade, qualidade e o atendimento são diferencias para que a população possa ter uma saúde melhor. Estamos implantando no município um método mais moderno e mais cômodo para a população. Já foram feitas 42 cirurgias de Catarata e até o final de abril serão feitas mais de 129 cirurgias” finalizou.

A senhora Cícera Sabina, estava na fila para realizar a primeira cirurgia de sua vida. “É melhor operar aqui, não preciso ir para Natal e voltar. Estou nervosa por ser minha primeira cirurgia depois de 70 anos, mas acredito que vai correr tudo bem” enfatizou a paciente. Serão 300 atendimentos por mês encaminhados pela Saúde Municipal.

Os pacientes que sofrem com o Glaucoma terão acesso aos medicamentos (colírios) do mais simples aos mais caros, sendo mais de 200 casos constatados no município. O atendimento de glaucoma acontece nas tardes de quarta-feira.



 Texto: Marília Costa
 Fotos: Wendell Jefferson

Nenhum comentário:

Postar um comentário