quarta-feira, 21 de julho de 2010

BLOGUEIROS SÃO GONÇALENSE PRESTAM SERVIÇOS DE UTILIDADE PÚBLICA A POPULAÇÃO

Na última terça (19) o Conselho Comunitário Regomoleiro III divulgo através seu BLOG informações bastante importante para População São Gonçalense, trata-se de informações referente ao relatório anual da SMS de S.G.A. sobre o monitoramento dos poços de água da zona urbana e zona rural .

O Resenheiro comenta: Parabenizamos  a todos do BLOG do Regomoleiro III por iniciativa do blog e dizer que esta matéria de utilidade pública foi  esclarecedora e pertinente  para população que  carecer  de informações desse nível.

Acompanhe a Material do BLOG do Regomoleiro III (UTILIDADE PÚBLICA)
O conselho comunitário do conjunto Regomoleiro III recebeu em 2009  o convite para fazer parte do conselho municipal de saúde do nosso município.
Uma vez por mês ( 2ª terça feira de cada) participamos de uma reunião com outros conselheiros para apreciarmos os trabalhos desenvolvidos pela secretaria municipal de saúde.
Na ultima terça (19/07) nos reunimos no Hospital Belarmina Monte para apreciarmos o relatório de gestão 2009 da SMS, e neste relatório de 55 folhas uma informação me chamou atenção, foi o trabalho de monitoramento dos poços de agua na zona urbana e zona rural, mais precisamente aos poços da zona urbana que é aonde estamos localizados.


Vejam o que diz o relatório abaixo. (Clique e mais informações)

MONITORAMENTO DOS POÇOS
* Ações realizadas de Janeiro a Dezembro de 2009.
De acordo com os resultados fornecidos pelo LACEN, em relação a qualidade da agua para o consumo humano, e em atendimento a denuncias, são realizadas as coletas de acordo com a portaria Nº 518/2004, em seu § 9º do artigo 11 do capitulo IV- que se refere ao PADRÃO DE PORTABILIDADE.


* A tabela abaixo mostra a quantidade de poços com NITRATO por localidade - Zona urbana do município de São Gonçalo do Amarante.


REGOMOLEIRO----- 02
GOLANDIM----------- 02
NOVO AMARANTE----06
AMARANTE-----------04
CENTRO---------------05
SANTO ANTÓNIO-----01
BARREIROS-----------03


*Nenhum dos poços registraram índice de contaminação de NITRATO acima do permitido.
* Agora a tabela abaixo mostra a quantidade de poços com COLIFORMES TOTAIS por localidade - Zona urbana do município de São Gonçalo do Amarante.


BARREIROS------------03
CENTRO----------------09
SANTO ANTÓNIO------02
REGOMOLEIRO------01
AMARANTE------------01
GOLANDIM------------04
NOVO AMARANTE----03






O que o BLOG que  chamar a atenção de todos para o segundo resultado do monitoramento dos poços que diz respeito a coliformes totais. A um ano atraz circulou uma noticia que nossos poços de abastecimento estavam contaminados por coliformes fecais, na época a unidade de saúde do nosso bairro fez uma grande distribuição de um frasco com cloreto de sódio .


O que queremos mostrar é que na verdade foi registrado COLIFORMES TOTAIS E NÃO FECAIS pois se isto vinhece a acontecer (contaminação de coliformes fecais) o poço teria que ser interditado imediatamente, me disse a secretaria de saúde Dra. Zenaide Calado.
Então para tranquilizar toda a comunidade nossos poços estão sim aptos para o consumo humano.

vejam abaixo a diferença entre totais e fecais:
COLIFORMES TOTAIS : O grupo de bactérias determinado coliformes totais são aquelas que não causam doenças, visto que habitam o intestino de animais mamíferos inclusive o homem.
COLIFORMES FECAIS : A presença de coliformes fecais é usada como indicador sanitário, pois, apesar de não serem patogénicas em sua maioria, indicam que o ecossistema foi contaminado com esgoto e assim, outros patógenos podem estar presentes, causando transmissão de doenças à comunidade.

RESUMINDO, A primeira é neutra - a segunda é nociva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário