sábado, 6 de março de 2010

UNIBLOGS:SÃO GONÇALO DO AMARANTE

BLOG DO CHICO DISSE: PREFEITURA TENTA ESCLARECER A GREVE

A prefeitura de São Gonçalo através da assessoria de comunicação expediu nota a população esclarecendo a greve dos servidores da secretaria de educação.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria da Educação de São Gonçalo do Amarante vem a público reafirmar o compromisso da atual administração com a qualidade do ensino prestado nas escolas do município. Por isso, a atual gestão esclarece que encontrou as escolas praticamente destruídas, faltando inclusive panelas para cozinhar a merenda escolar, na maioria delas. Sem contar que São Gonçalo do Amarante tinha o pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica da Região Metropolitana.

Essa gestão tem a educação como uma das prioridades, de tal forma que investiu no primeiro ano de governo 37% da arrecadação municipal com educação, mesmo que a lei obrigue destinar apenas 25%.

18 escolas foram restauradas e quatro unidades que estavam prestes a desabar foram totalmente recuperadas. Em parceria com o governo federal, está construindo uma unidade do IFRN, antigo CEFET, na sede do município, que oferecerá cursos técnicos e superior, abrindo possibilidades para os alunos que estão concluindo o 9º ano ou o ensino médio no município.

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo também pagou só no ano passado 14 salários, sendo os 12 mensais, o décimo terceiro e mais o salário de Dezembro de 2008 que a gestão passada não pagou. A administração atual gastou no primeiro ano, apenas com remuneração dos trabalhadores da educação, mais de 24 milhões de reais.

É importante lembrar que São Gonçalo do Amarante foi um dos primeiros municípios do Rio Grande do Norte a pagar de forma proporcional o piso nacional do professor.

A secretaria municipal de educação de São Gonçalo esclarece que não foram retiradas vantagens e direitos dos educadores. E sim alguns privilégios irregulares.

Foi a atual gestão que criou o programa de incentivo a educação, onde professores, funcionários e alunos serão premiados pela melhoria do nível da aprendizagem escolar.

E mais, nos últimos dois meses, os professores que estavam de férias receberam todos os direitos e vantagens.

A secretaria de educação do município está trabalhando para garantir a qualidade da educação, e tem feito tudo para evitar o atraso do ano letivo. Para isso está pagando o segundo melhor salário da região metropolitana, perdendo apenas para Natal. Já disponibilizamos merenda escolar no primeiro dia de aula, fardamento escolar, está pagando os salários rigorosamente em dia, e já enviou para Câmara Municipal o reajuste do piso nacional dos professores.

O poder público municipal criou uma comissão permanente de negociação composta pela procuradoria geral do município, secretarias de finanças, da educação, da saúde e da administração, aberta a receber todos os sindicatos, sempre que é solicitada.

Acreditamos no bom senso, no sentimento de responsabilidade, bem como no compromisso de todos os educadores.

Secretaria Municipal da Educação de São Gonçalo do Amarante.


Apesar de longa a nota do governo é pouca esclarecedora, o que leva o blog a fazer alguns questionamentos.

1° Qual o números de alunos matriculados no ano de 2008 e qual o numero de matriculas em 2010?
2° Quais os privilégios irregulares retirados?
3° Não seria obrigação do governo pagar aos educadores em férias seus direitos, adquiridos ao longo do tempo de prestação de serviços?
4° Quais escolas estavam para cair quando o governo assumiu em Janeiro de 2009?
5° A comissão criada pelo prefeito para negociar com os grevistas tem autonomia para tal?

Com a palavra a prefeitura de São Gonçalo, o povo quer saber, então respondam.

Postado por blog do chico lima no dia 03 de março de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário