sábado, 30 de novembro de 2013

Estudantes de São Gonçalo esbanjam criatividade no encerramento do projeto “A Gente Contra a Dengue”



O evento encerrou a parceria da rede de supermercados Nordestão e a Prefeitura de São Gonçalo no ano de 2013. Os alunos que participaram desse projeto durante o ano e desenvolveram suas peças criativas tiveram a oportunidade de mostrar a população o trabalho que foi feito de prevenção da dengue e combate ao mosquito Aedes Aegypti.  A peça: “Branca de Neve - Um Conto Contra as Drogas”, do Projeto Caravana Cultural da Juventude, desenvolvida pela Secretaria para Assuntos Extraordinários e Fundação Cultural Dona Militana, atraiu a atenção das crianças e dos presentes no evento, além da apresentação da Banda Municipal.

Nesse ano, participaram 16 escolas do município, onde as Escolas Municipais Maria Judite (Coqueiros) e Genésio Cabral (Golandim) ficaram com primeiro e segundo lugares, respectivamente, concorrendo com escolas do Estado, no concurso de história em quadrinhos. O projeto é acompanhado e desenvolvido pela Secretaria de Educação, coordenado por Edineide Vasconcelos, sob orientação do Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde que tem a frente o educador João Pedro, e ainda o apoio das Secretarias de Comunicação e Eventos, Serviços Urbanos, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O projeto também conta com o acompanhamento por parte de funcionários do Nordestão como Marcos Paiva, responsável pela coordenação das ações da empresa no “A Gente Contra a Dengue” e a nutricionista Sabrina Barbalho que desenvolve orientações a partir do programa “Alimento Seguro”.

Jaime fez um breve agradecimento a todos que se dedicaram ao projeto e ao amigo Manoel Etelvino pela iniciativa. “Estou feliz em ver essas crianças se dedicando ao projeto e participando ativamente das atividades que lhe são propostas. Quero agradecer ao supermercado Nordestão pela iniciativa do projeto e por assumir a responsabilidade Sócio-Ambiental nos dias de hoje. Nosso município tem orgulho de participar. Tudo que vocês estão investindo é revertido em educação, cidadania, saúde e prevenção”, enfatizou.

O encerramento das atividades do projeto “A Gente Contra Dengue” aconteceu com as apresentações das paródias, recital de leitura de cordel, dança, teatro e até show de mamulengo, todas voltadas para a temática da prevenção da dengue e combate ao mosquito Aedes Aegypti.

 Por Marília Costa
Fotos: Isaías Carlos

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Com 1.578 homícidios, comissão discute ações contra violência no RN

Corpo para necrópsia no ITEP/RN (Foto: Caroline Holder/ G1)

O aumento do número de assassinatos no Rio Grande do Norte pautou a reunião de instalação da Câmara de Monitoramento de Homicídios na tarde desta sexta-feira (29) no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Projetos, recursos financeiros e formas de gestão foram discutidas para conter o avanço da violência no estado. De 2011 para 2013, o número de processos julgados por tribunais do júri no Estado passou de 436 para 914.

Até novembro, o Conselho Estadual de Direitos Humanos do RN contabilizou 1.578 homicídios em território potiguar. O presidente do conselho, Marcos Dionísio, conta que do total de vítimas, 471 são pessoas com até 21 anos de idade. Dionísio lembrou que apenas 20% dos assassinatos têm inquéritos instaurados no RN. E citou a situação do Macaíba, município da Grande Natal, com taxa de 132,5 homicídios por proporção de 100 mil habitantes.

“Não adianta, cada órgão reclamar suas dificuldades, é importante agir e propor soluções”, frisa o juiz auxiliar da presidência do TJ potiguar, Fábio Filgueira, coordenador do grupo, diante de representantes da Segurança Pública, Defensoria Pública, Ministério Público, seccional estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Itep. A reunião também contou com a participação de Flávio Crocce Caetano, secretário nacional de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça (MJ).

Uma das propostas do secretário nacional de Reforma do Judiciário é instalar a mediação de conflitos nas comunidades. “É lá que acontecem 84% dos homicídios no Brasil e por motivos fútis, geralmente”. No Brasil, Casa de Direitos, com MP, TJ, INSS, Defensorias Públicas e outros serviços já funcionam em bairros como Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, e Jacintinho, em Maceió.

BOLSA DE EMPREGO


O SINE ESTADUAL OFERECE HOJE

29/11 a 02 de DEZEMBRO de 2013,

MAIS DE 512 VAGAS DE EMPREGO EM

NATAL e GRANDE NATAL e MOSSORÓ e REGIÃO



 

VAGAS PERMANENTES
NATAL E GRANDE NATAL
OCUPAÇÃO
QTDE DE VAGAS
AJUDANTE DE FARMÁCIA
1
AJUDANTE DE MOTORISTA
7
AJUDANTE DE PASTELEIRO
1
AJUDANTE DE PINTOR
10
ARMADOR DE FERROS
1
AUXILIAR DE COZINHA
2
AUXILIAR DE DEPÓSITO
7
AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO
5
CABELEIREIRO
1
CABELEIREIRO ESCOVISTA
1
CAMAREIRA DE HOTEL
1
COBRADOR EXTERNO
5
CONFEITEIRO
1
COPEIRO
3
CORRETOR DE SEGUROS
1
COZINHEIRO DE RESTAURANTE
2
CUMIM
4
EMBALADOR, A MÃO
9
ENCARREGADO DE MANUTENÇÃO
1
ENCARREGADO DE OBRAS DE MANUTENÇÃO
1
GERENTE DE SUPORTE TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
1
JARDINEIRO
1
MECÂNICO
1
MONTADOR DE MÓVEIS DE MADEIRA
10
MOTORISTA ENTREGADOR
7
OPERADOR DE CAIXA
5
OPERADOR DE RETRO-ESCAVADEIRA
1
PADEIRO CONFEITEIRO
2
PINTOR INDUSTRIAL
5
RECEPCIONISTA ATENDENTE
2
SECRETÁRIA(O) EXECUTIVA(O)
1
SERRALHEIRO
1
SOLDADOR
1
SUPERVISOR DE VENDAS NO ATACADO
1
TELEFONISTA
1
TOSADOR
1
VENDEDOR DE CONSÓRCIO
5
VENDEDOR DE SERVIÇOS
4
VENDEDOR INTERNO
10
VENDEDOR PORTA A PORTA
10
Total do Período
134
  

VAGAS TEMPORÁRIAS
 NATAL E GRANDE NATAL
OCUPAÇÃO
QTDE DE VAGAS
FISCAL DE SEGURANÇA
45
PEDREIRO
12
RECEPCIONISTA ATENDENTE
50
SEGURANÇA DE EVENTO
70
VIGILANTE
120
Total do Período
297

 

Procon Natal orienta consumidores para compras na 'Black Friday'

Site de loja virtual de Campinas (Foto: Reprodução EPTV)Black Friday acontece nesta sexta-feira (29)
(Foto: Reprodução EPTV)

O Procon Natal fez uma série de recomendações para os consumidores que pretendem fazer compras durante a Black Friday desta sexta-feira (29), data em que o comércio eletrônico de todo o Brasil oferece diversas ofertas com grandes descontos. O objetivo do órgão evitar possíveis transtornos devido a compras realizadas neste período.
Segundo o diretor geral do órgão, Kleber Fernandes, a recomendação é que os consumidores fiquem atentos a todos os processos durante a realização da compra. "É preciso que os consumidores fiquem atentos e procurem site confiáveis antes de realizar suas compras", disse.
Uma outra recomendação do órgão é o consumidor procure o Procon antes de fazer a compra para certificar-se se não existe alguma reclamação contra a empresa ou site que deseja fazer o negócio virtual.
Além disso, o Procon lembra que o consumidor deve registrar todo o processo de compra, salvando imagens das páginas de compra na internet para que possam ser usadas caso haja algum problema.

IBGE: 23,7% dos potiguares entre 15 e 29 anos não trabalham nem estudam

A quantidade de jovens potiguares que não trabalha e nem estuda está acima da média nacional. De acordo com dados que constam na Síntese de Indicadores Sociais, realizado desenvolvido pelo IBGE, 23,7% dos jovens entre 15 e 29 anos que residem no Rio Grande do Norte não trabalham e nem estudam. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (29) e estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2013, com dados referentes a 2012.

De acordo com os dados levantados pela pesquisa, o Brasil possui, atualmente, 9,6 milhões de jovens de 15 a 29 anos que não estuda nem trabalha, o equivalente a 19,6% do total de pessoas nessa faixa de idade. No Rio Grande do Norte, dos mais de 907 mil jovens nessa faixa etária, 214.959, em 2012, não trabalhavam nem estudavam. 

Em comparação com o Nordeste, o Rio Grande do Norte está na média da região. No Brasil, o caso mais grave é o do Amapá, onde 27,8% dos jovens nessa faixa etária não estudam e nem trabalham, seguido por Alagoas (27,4%) e Pernambuco (26,9%). Na outra ponta da tabela aparece Santa Catarina, onde 12,7% não trabalham e não estudam. O Rio Grande do Sul (15,1%) e Paraná (16,2%).

São Gonçalo conquista assento no Conselho do Polo Costa das Dunas

O município de São Gonçalo do Amarante participou da eleição do Conselho de Turismo do Polo Costa das Dunas, coordenado pela Secretaria de Turismo do Estado e o Banco do Nordeste, por meio da Secretaria Executiva do Polo de Turismo Costa das Dunas. A secretária municipal adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Giselle Moura, e o secretário municipal de Habitação, Paulo Emídio, estiveram presentes ao evento.

O objetivo da reunião era eleger 9 (nove) representantes do Setor Público Municipal que terão assentos no Conselho para discutir projetos e ações de melhorias do Turismo do Estado. A eleição ocorreu com os próprios Prefeitos votando em nove dos 18 municípios concorrentes. São Gonçalo conseguiu 9 (Nove) votos e com ele mais oito cidades conseguiram o assento: Arez, Canguaretama, Rio do Fogo, Extremoz, Natal, Pedra Grande, São Miguel e Tibau do Sul.

 “São Gonçalo, hoje, possui um investimento de mais de R$1 Bilhão com o novo Aeroporto Cidade, acessos, projetos de infraestrutura pública, instalação de novas empresas entre outros. O Turismo religioso é o que mais cresce no Estado, o nosso município tem um patrimônio histórico e cultural imenso, temos o Monumento dos Mártires de Uruaçu, que a cada dia três de outubro (Feriado Estadual) recebe milhares de pessoas, Igreja Matriz (Centro) tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAM), a Igreja de Utinga tombada pela Fundação José Augusto, sem falar na nossa gastronomia que já é bastante conhecida. Por esse e outros motivos, a cidade de São Gonçalo é merecedora desse assento no Conselho de Turismo do Polo Costa das Dunas” enfatizou.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

São Gonçalo encerra projeto “A Gente Contra a Dengue” na sexta (29)

Nesta sexta-feira (29) acontece o encerramento do Projeto “A gente contra Dengue”, em São Gonçalo do Amarante, uma parceria da rede de supermercados Nordestão, Prefeitura de São Gonçalo, Prefeitura do Natal e Governo do Estado.
Todos os anos o município faz seu próprio encerramento para mostrar a sociedade o trabalho que foi desenvolvido ao longo dos meses. O projeto é acompanhado e desenvolvido pela Secretaria de Educação, coordenado por Edineide Vasconcelos, sob orientação do Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde que tem a frente o educador João Pedro, e ainda o apoio das Secretarias de Comunicação e Eventos, Serviços Urbanos, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
Na culminância estadual São Gonçalo ficou com o primeiro e segundo lugares no concurso de quadrinhos, onde os alunos das escolas do município produziam histórias de prevenção e orientação ao mosquito Aedes Aegypti. Nesse ano participaram do projeto cerca de 16 escolas, sempre contemplando as unidades de ensino que fazem limite com Natal. A solenidade será na Praça Senador Dinarte Mariz (Centro), às 9h, com mostra dos projetos, dança, paródia e apresentação da peça teatral “Branca de Neve Contra as Drogas” do Projeto Caravana Cultural da Juventude.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Maria Madalena leva o título do I Campeonato de Futsal Feminino de São Gonçalo


Na ultima sexta-feira (22), o Ginásio Senador Luiz de Barros (Santo Antônio), foi palco da final do I Campeonato Municipal de Futsal Feminino. A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer preparou uma noite de esporte, lazer e apresentação cultural.
A abertura ficou por conta do Desafio de Voleibol entre São Gonçalo x Santo Antônio. A partida aconteceu para divulgar as inscrições para a realização do I Campeonato Municipal de Voleibol, onde São Gonçalo venceu por 3x0. A Banda Municipal e o Grupo de Dança Kebraxé participaram do evento.
Em um jogo bem disputado, a equipe do Colégio Maria Madalena venceu o Colégio Terezinha Paulino/FMN pelo placar de 2x1 e levou o título do I Campeonato Municipal Feminino de Futsal. Receberam o prêmio e, além disso, foi entregue cerca de R$ 3mil em premiação. O futsal do “belo Sexo” contou com a participação de 16 equipes onde todas receberam os kits esportivos.

Fotos: Rayane Rocha / Wendell Jefferson