quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Que bom : RN terá dois centros olímpicos

Natal e Parnamirim foram as duas cidades selecionadas no Rio Grande do Norte para receber unidades do  Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), maior projeto de legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016 e que compõe o PAC 2. Os municípios contemplados foram anunciados ontem numa cerimônia no Ministério do Esporte. A solenidade também contou com a presença da deputada Fátima Bezerra, representando o RN, de Marta Suplicy (ministra da Cultura), além do coordenador-geral do PAC, Marcelo Muniz.
DivulgaçãoMinistro do Esporte, Aldo Rebelo afirmou que o Governo Federal vai acompanhar o processo de construção e auxiliar às prefeiturasMinistro do Esporte, Aldo Rebelo afirmou que o Governo Federal vai acompanhar o processo de construção e auxiliar às prefeituras

Ao todo foram 263 municípios, em todas as 27 unidades da federação, selecionados pelo programa. Em Natal, a construção do Centro de iniciação ao Esporte, será no bairro de Lagoa Azul. O custo estimado da obra é de R$ 3,1 milhões. Já no município de Parnamirim, o CIE, será construído no bairro de Nova esperança. A construção está estimada em R$ 3,6 milhões.  

“Esse  é mais um projeto voltado para a juventude do país e a chegada do Centro de Iniciação ao Esporte para o RN é uma luta antiga”, destacou Fátima..



No anuncio realizado, Aldo Rebelo destacou que  “as cidades recebem um equipamento planejado, com medidas oficiais e o melhor material para a construção e espaço para a prática de 13 modalidades. Eles estão destinados a treinar o atleta de alto rendimento e também a fornecer a prática de atividade física de lazer, ou educacional ou de entretenimento”, afirmou.

Serão 285 centros, distribuídos em 263 municípios, com foco em 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica. Aldo Rebelo cumprimentou prefeitos e prefeitas por terem encontrado dentro do prazo um terreno livre de qualquer impedimento jurídico para o pleno uso na construção do Centro de Iniciação ao Esporte. 

“O Ministério do Esporte vai oferecer toda a assistência e acompanhar passo a passo para ajudar as prefeituras a superar as dificuldades e as adversidades na construção desse equipamento para que sejam entregues à população antes das Olimpíadas”, frisou.

O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, lembrou que a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio em 2016 permitiu sensibilizar a todos, principalmente o governo, sobre a importância de infraestrutura esportiva. “É um equipamento multiuso, voltado para a identificação de talentos e a formação de atletas na base, a ampliação da oferta dessas instalações públicas com requisitos oficiais. É um equipamento esportivo que atende a todas as regras para uma prática formal do esporte”, ressaltou o secretário.

Segundo Leyser, a localização dos equipamentos em áreas de alta vulnerabilidade social foi um dos critérios de seleção. “Há um diálogo com comunidades que necessitam desse esporte como base, como desenvolvimento social e também uma interligação com outros programas do próprio ministério, a exemplo do Segundo Tempo”, frisou.

Para o prefeito de Jundiaí (SP), Paulo Bigardi, o CIE é uma obra importante. “A ideia é que esse centro possa integrar a comunidade, contribuir para a formação dos jovens. O conjunto de municípios que estão sendo contemplados hoje terá um legado depois das Olimpíadas”, acentuou.

“Hoje, a maioria das cidades brasileiras não tem condições de preparação para os futuros atletas do Brasil. Este projeto vem ao encontro das necessidades do município e, quem sabe, no futuro, teremos alguém participando dos Jogos Olímpicos”, completou o prefeito de Cáceres (MT), Francis Maris Cruz.

De acordo com o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, esse é um passo muito grande na direção de se trabalhar melhor o esporte paraolímpico. “O governo federal contempla sem diferenciação os esportes olímpicos e paraolímpicos, dando as mesmas oportunidades aos dois”, apontou.

Também estiveram presentes à cerimônia do anúncio o presidente da Embratur, Flávio Dino e o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito Carvalho Siqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário