sábado, 21 de dezembro de 2013

Aberta a 1ª FEMARP de São Gonçalo com lançamento do livro do Pe. Antônio Murilo


A primeira edição da Feira Municipal de Arte Popular foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (20), na Praça Senador Dirnarte Mariz, no Centro de São Gonçalo do Amarante. Dezenas de artesãos do município fizeram exposição das peças produzidas nas mais diversas tipologias do artesanato. O visitante que compareceu ao evento conferiu a criatividade e a riqueza cultural desta arte.

A abertura oficial da FEMARP aconteceu no patamar da Igreja Matriz com a solenidade de lançamento do livro “O Rastro dos Mártires” do Pe. Antônio Murilo de Paiva. A obra trata da história de bravura dos Mártires de Uruaçu, revelando uma São Gonçalo de fé e religiosidade. “Este é o segundo livro lançado aqui em São Gonçalo, só este ano. Agradeço ao prefeito Jaime Calado que é um grande incentivador da cultura local e vem apoiando a produção literária dos autores locais”, disse Pe.Murilo.

No evento ainda se apresentaram o grupo folclórico Bambelô da Alegria, da comunidade de Santo Antônio do Potengi e o público assistiu a um grande concerto natalino da Banda de Música de São Gonçalo do Amarante com participação de cantores sãogonçalenses. O prefeito Jaime Calado participou da solenidade ao lado do presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Flávio Henrique.

“São Gonçalo é o Berço da Cultura Popular e por isso temos que manter vivas as nossas tradições folclóricas e culturais para não perder a nossa identidade”, enfatizou Jaime Calado que ainda lembrou da Lei do Fundo de Cultura, criada na atual gestão, que destina um percentual da arrecadação para patrocinar projetos culturais no município.

Miss FEMARP / Mister São Gonçalo - o encerramento da primeira noite do evento aconteceu com a escolha dos representantes masculino e feminino da beleza sãogonçalense. O concurso de Miss FEMARP e Mister São Gonçalo atraiu a atenção do público que torceu pelos seus candidatos. Foram 11 homens e 11 mulheres na disputa dos títulos. Os jurados, entre eles o artista Arruda Sales com a personagem Danuza D’Sales, escolheram como Miss FEMARP 2013 a candidata do Centro de São Gonçalo, Sabrina Esmilly e como Mister São Gonçalo do representante de Rio da Prata, Thiago Souza.

Também prestigiaram a FEMARP o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Veríssimo, o vereador Adelson Martins, o diretor do teatro Gleydson Almeida, a escritora e historiadora Iaponira Peixoto, a secretária para Assuntos Extraordinários Mada Maia Calado, demais secretários municipais, Inamar Alves, secretário adjunto de Comunicação do Governo do Estado e comunicadores da imprensa local.

A 1ª Feira Municipal de Arte Popular de São Gonçalo do Amarante é uma realização da Fundação Cultural Dona Militana e Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Paróquia de São Gonçalo, e segue neste sábado (21), a partir das 16h, com mais exposição do artesanato local e apresentação do grupo Florart. Ainda hoje, às 20h, acontece a encenação do espetáculo natalino “O Auto do Menino Deus’, no patamar da Igreja Matriz de São Gonçalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário