terça-feira, 4 de maio de 2010

Alunos do Projovem Trabalhador receberam certificados do curso Pesca e Psicultura


Quarenta e três alunos do Projovem Trabalhador das comunidades de Barreiros, Uruaçu , Coqueiros e Pajuçara receberam, no dia 27 de abril  do corrente ano, os certificados de conclusão do curso de capacitação em pesca e piscicultura. A solenidade de entrega aconteceu às 9h, na Câmara Municipal. O ato solene  contou com a participação do Ver. Raimundo Mendes, Ver Geraldo Verissímo e Issac - Assessor Estadual de Capacitação Profissional da EMATER .

 O programa de qualificação é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No Rio Grande do Norte é coordenado pelo SINE e tem a participação da Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Sethas) e Emater-RN. O objetivo é capacitar jovens entre 18 e 39 anos em situação de vulnerabilidade sócio-econômica e inseri-los no mercado de trabalho.
Os alunos concluintes participaram de uma carga horária de 350 horas/aula, sendo que, dessas, 100 horas foram voltadas à qualificação social, com aprendizado em português, matemática, inclusão digital, noções de direito, cidadania e meio ambiente. As demais 250 horas foram específicas para qualificação profissional. Os estudantes aprenderam sobre pesca artesanal, piscicultura, unidades de beneficiamento e processamento de pescados e venda.

Segundo o assessor estadual de capacitação profissional da Emater, Isaac Alves, os alunos de pesca e piscicultura são inseridos no mercado de trabalho através de associações e colônias de pescadores da região. “Cabe à Emater, agora, assisti-los tecnicamente e prestar assessoria de projetos e possibilitar aporte de recursos”, explicou Isaac Alves.


Para participar do programa Projovem Trabalhador, o aluno deve ter cursado ou estar cursando o 1º ou 2º grau, não estar matriculado em nenhuma faculdade ou ter emprego formal. É necessário ter renda de até um salário mínimo.

Um comentário:

  1. Gil,

    Muito obrigado Dr. Mendes, nossa comunidade de Barreiros sempre foi esquecida, e o senhor pode leva lá para Associação um curso de relevÂncia. Fui Aluno e graças a deus primeramente e dps. ao senhor; atravéns deste curso consegui um emprego na área de pesca..

    muito obrigado.

    ResponderExcluir