sexta-feira, 31 de agosto de 2012

São Gonçalo sedia Primeiro Encontro de Mobilização Social para um Brasil Melhor






A Confederação da Cultura Afro-brasileira e a Secretaria Geral da Presidência da República realizaram na última quarta-feira (29) o Primeiro Encontro de Mobilização Social para um Brasil Melhor. A solenidade aconteceu no teatro municipal e contou as presenças dos assessores do governo federal, Maurício Dutra e Ubirajara Augustinho.

A abertura do evento teve a participação do ator Gleydson Almeida e do grupo parafolclórico Coco do Calemba.  Seguindo a programação Maurício Dutra ministrou uma palestra sobre a “Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”. Na palestra, ele mostrou a evolução dos ODM no Brasil e como São Gonçalo pode trabalhar para melhorar ainda mais seus indicadores.

O encontro também teve a participação de representantes de diversas religiões, que durante um ato ecumênico, se comprometeram em divulgar e apoiar as causas ligadas aos oito objetivos do milênio. As secretarias municipais tiveram espaço para apresentar as ações realizadas em prol do bem estar da população.

Os representantes do governo federal elogiaram a iniciativa da prefeitura de São Gonçalo em publicar o decreto nº 443, de 9 de agosto de 2012, que cria o comitê de acompanhamento dos ODM de São Gonçalo. “Parabenizo a Prefeitura de São Gonçalo por criar esse documento que representa um grande avanço no desenvolvimento social e crescimento sustentável do município”, declarou Maurício.

ODM - Desde o ano 2000 que o Brasil assumiu o compromisso com os ODM como uma política de Estado para garantir uma plataforma de desenvolvimento humano de longo prazo. São oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre os sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento).

Fotos:  J.B. Santos / Wendell Jefferson

CCAB e Governo Federal lançam Objetivos do Desenvolvimento do Milênio em São Gonçalo


A Confederação da Cultura Afro-Brasileira (CCAB) e o Governo Federal vão realizar na próxima quarta-feira (29), em São Gonçalo do Amarante, o Primeiro Encontro de Mobilização Social por um Brasil Melhor. A solenidade vai acontecer no teatro municipal, a partir das 8h. O evento contará com a presença de Maurício Dutra, assessor da Secretaria Geral da Presidência da República, que vai apresentar detalhes do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil.

Desde o ano 2000 que o Brasil assumiu o compromisso com os ODM como uma política de Estado para garantir uma plataforma de desenvolvimento humano de longo prazo. São oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (acabar com a fome e a miséria, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre os sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a AIDS, a malária e outras doenças, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento).

Na ocasião vai a haver um ato ecumênico, em que representantes das diversas religiões vão se comprometer com a divulgação e orientação das políticas dos ODM. Em outro momento as secretarias municipais de São Gonçalo vão ter espaço para apresentar as ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura Municipal para atingir os oito objetivos. Representantes dos poderes legislativo, executivo e judiciário foram convidados, assim como membros da sociedade civil organizada.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

São Gonçalo vai receber unidades de capacitação do Sesc/Senac


O prefeito Jaime Calado recebeu no Gabinete Civil,  o diretor regional do Senac, Helder Cavalcanti, e técnicos da instituição.  A visita ao gestor foi motivada pelo interesse de instalar no município uma de suas unidades e estreitar a parceria com foco na formação e na capacitação de jovens no ensino técnico.
 No entendimento a prefeitura realizará a doação de uma área de 3 mil metros quadrados para construção de um complexo do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no município, com infraestrutura para formação profissional.
 De acordo com Jaime Calado a implantação desta unidade será um marco histórico para o município, tendo em vista as oportunidades a serem oferecidas. ”Queremos fazer de São Gonçalo um polo de capacitação do ensino técnico”, ressaltou.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Final de semana de combate à dengue, vacinação e “Prefeitura Itinerante” em São Gonçalo


A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante vai realizar durante o final de semana uma série de eventos. Nesta sexta-feira (17) será realizado o mutirão de serviços na comunidade de Santo Antônio do Potengi com atuação das Secretarias de Serviços Urbanos e Saúde trabalhando na limpeza e reparos da iluminação pública e o combate à dengue.
No sábado (18) acontecerá em Serrinha mais uma edição da “Prefeitura Itinerante”, um projeto que leva até a população todos os serviços dos órgãos municipais e ainda a parceria com outras instituições como ITEP (expedição de carteiras de identidade), SEJUC (expedição de CPF e carteiras de trabalho) e SENAC (corte de cabelo).
 Paralelamente, ainda no sábado, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo e o Ministério da Saúde vão realizar a Campanha de Multivacinação onde haverá a atualização dos cartões de vacina. A imunização é para crianças abaixo de cinco anos de idade. Todas as unidades de saúde do município vão abrir as portas das 8h às 17h. O lançamento do dia “D” da campanha vai acontecer em Serrinha. A vacinação segue até o próximo dia 24.

Fonte:Secretária Municipal de Comunicação

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Novo aeroporto em São Gonçalo depende de integração para gerar negócios


I (AnaAmaral/DN/D.A. Press)
Integração como palavra chave para abrir as oportunidades do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Com esse tom e exaltando a necessidade do poder público e iniciativa privada andarem juntos no projeto, o diretor regional do consórcio Inframérica, Ibernon Martins Gomes, listou a série de potencialidades que podem ser exploradas quando os terminais de cargas e passageiros estiverem operando. Entretanto, para que as ideias aconteçam na prática, a infraestrutura prometida para o entorno do empreendimento também precisa sair do papel. "Precisamos trabalhar para que o aeroporto cumpra sua função de integrar", resumiu o engenheiro ontem durante a visita de empresários ao canteiro de obras promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio/RN).

Planejado para ser o "aeroporto da Copa", o terminal de São Gonçalo está com as obras em andamento. No terreno já terraplanado atualmente estão sendo colocadas as estacas do futuro terminal de passageiros. Porém, fora da área do empreendimento, as construções das estradas de acessos ainda não foram iniciadas. De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) a expectativa é que o contrato com a empresa Queiroz Galvão seja assinado até o fim do mês. O projeto de R$ 72,2 milhões e 33,27 quilômetros de asfalto criará caminhos de ligação do aeroporto com as BRs 406, 304 e 226. A conexão, de responsabilidade do Governo do Estado, tem de ficar pronta até o primeiro semestre de 2014.
No que se refere à prefeitura de São Gonçalo do Amarante, estão hoje em fase de elaboração os projetos de esgotamento sanitário, drenagem e de um hospital necessário ao município para comportar o aeroporto. O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Hélio Duarte, explica que as obras serão viabilizadas junto aos ministérios das Cidades e Saúde. Além delas, está sendo tocada em fase mais adiantada o projeto da adutora que abastecerá o município, e consequentemente o terminal. Ibernon Gomes informou que serão necessários 1,5 milhão de metros cúbicos de água por dia para sustentar o funcionamento do aeroporto.
"Da parte da adutora já estamos com licitação realizada, recursos alocados e contrato assinado com a Caixa Econômica. O projeto de R$ 83 milhões tem 43 quilômetros de adutora para trazer água do Rio Maxaranguape para São Gonçalo, atendendo todo o município", detalha Hélio Duarte. O secretário ressalta ainda o processo de realocação de 380 famílias do loteamento Padre João Maria, localizando quase inteiramente dentro da Faixa de Segurança 1, que precisa ser desapropriada, pois segundo Duarte, se localiza em uma área de risco de acidentes aéreos.
Os moradores da área serão realocados para um conjunto habitacional que será construído a 600 metros da atual localização do loteamento. Duarte diz que a prefeitura trabalha para conseguir a licença de instalação junto ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). O secretário reconhece que ainda existe certa resistência de parte dos moradores, principalmentede cerca de 80 famílias, que possuem imóveis de maiores dimensões em relação às casas do conjunto habitacional.
A liberação da área no entorno do empreendimento evita problemas como o existente hoje no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde foi necessário adequar horários de fechamento para evitar transtornos de ruídos a pessoas que moram próximas ao local. "O plano diretor de São Gonçalo contempla um capítulo apenas sobre o aeroporto e traz essas restrições a essas construções. O aeroporto já nasce com a capacidade operacional full time".

Oportunidades
Com capacidade para receber na primeira etapa do projeto uma demanda de 6,2 milhões de passageiros por ano, o aeroporto de São Gonçalo supera a recém reformada estrutura do aeroporto Augusto Severo, que após a recente ampliação pode receber 5,8 milhões de passageiros por ano. A segunda etapa prevê capacidade de 11 milhões de passageiros/ano e será executada de acordo com o aumento da demanda. 

O que já não era bom, ficou pior para os moradores do Bairro Jardins em São Gonçalo os mesmos perderam uma das linhas da empresa RioGrandense com a decretação da falência

O que já não era bom para os moradores do bairro Jardins a qual integra os bairros Plaza Garden , Jardim Petrópolis e  cidades da Rosas e das Flores agora ficou pior com o decreto da falência da empresa Riograndense na segunda-feira(13) ,  a comunidade perdeu a linha 132 Bairro Jardins a Petrópolis operada pela mesma que não circula mas nas comunidades, e para piorá a situação não existe nenhuma  previsão de reposição da linha pela outra empresa a Guanabara . 

As comunidades contava com um frota da Rio Grandense e Guanabara.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

CAERN sem futuro: Por e-mail Arlete Andrade relata a conquista de um solicitação que os moradores do Conjunto Amarante cobrava a anos na comunidade , agora imaginem um conserto de um simples cano que estourava frequentemente


Meu Caro Alex, hoje faz exatamente 8 dias que há quase dois anos eu e alguns vizinhos, víamos ligando insistentemente para a CAERN para que os mesmos viesse consertar um cano que sempre vinha a estourar  na rua Babaçulândia que vazava de dia a noite. Até que enfim a semana passada resolveram esse problema que nos deixava tristes. A gente que se preocupa com o meio ambiente sofre quando existe um desperdício de água desse que éramos obrigados a conviver diariamente. Depois deu ter ligado super chateada dando a entender que a minha paciência tem limite e que eu ia tomar outras providências foi que deram o telefone do Setor correto da CAERN. Dizendo por exemplo que para um vazamento de muro ou de uma tubulação é um número de telefone e no nosso caso que era um registro de rua daquelas tampas de cimento pesada era uma outra equipe e um outro número de telefone sempre começando com 3232. E ainda tivemos que esperar mais uma semana depois da ligação pois o caminhão que tem um braço daqueles de levantar a tampa pesada de cimento, estava quebrada e ia para a manutenção. Não fiz nenhuma objeção, apenas confiei e pedi a Deus que se cumprisse conforme o combinado. E graças a Deus, para a nossa alegria o pessoal da CAERN vieram e consertaram, tirei até algumas fotos.  

Talvez se pense o seguinte teve-se que se esperar dois anos? A questão não é essa pois ligávamos e diziam que vinha, a certeza que temos é que o tempo da vitória chegou! Agora é só cantar e dizer, meu caro Alex: É NÓS!



                       Os vizinhos atentos eram S.Pedro,S.Cassimiro,Irmão Zé e Arlete Andrade.

Candidata a vereadora por São Gonçalo Arlete Paiva apresenta bens superiores a um milhão de reais ao TSE


Quem imaginava uma Arlete Paiva fraca na disputa eleitoral de 2012 se enganaram a candidata a vereadora apresentou ao TSE um total: 1.150.000,00 sendo superior a muitos candidatos ricos como o Eudócio Motta , Raimundo Mendes , Gadelha entre outros . Tal situação financeira mostra que a candidata do PR pode ter quase certa a sua cadeira este ano .

Blogueiro Wendel registrou segundo acidente na Avenida Benedito Santana nas proximidade do Conjunto Amarante



Virou rotina  acidente neste via , nesta sext-feira (3)  mas uma colisão envolvendo motociclista , e por um acaso no mesmo local de sempre .  A mas o menos um mês o blogueiro Wendell registrou um acidente neste mesmo sinal com as mesmas cateterísticas.. 

TIM, Claro e Oi terão vendas retomadas a partir de hoje

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu liberar, a partir desta sexta-feira, a venda de linhas de celular e internet móvel da TIM, Claro e Oi, depois de quase duas semanas de suspensão em vários estados do País. Os planos de melhoria nos serviços apresentados pelas operadoras foram aprovados pelo órgão fiscalizador a tempo de garantir às empresas a venda de produtos antes do Dia dos Pais, importante data para o comércio.
Aldair DantasA TIM ficou impedida de comercializar e ativar chips em 19 estados, incluindo o Rio Grande do NorteA TIM ficou impedida de comercializar e ativar chips em 19 estados, incluindo o Rio Grande do Norte

As três operadoras planejam investir um total de R$ 20 bilhões até 2014. O dinheiro será usado para melhorar a qualidade dos serviços de transmissão de voz e dados. Segundo o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos, os planos apresentados ao longo dos últimos dias convenceram os técnicos do órgão que as empresas têm capacidade para receber novos usuários.

"A ação que tomamos foi preventiva, uma vez que os indicadores de qualidade mostravam que os clientes poderiam ter um prejuízo maior a médio prazo. Por isso pedimos planos de investimentos e melhorias de dois anos e não apenas para os próximos meses", explicou Ramos.

A TIM, que foi suspensa em 18 Estados e no Distrito Federal, prometeu investir R$ 8,2 bilhões no triênio, enquanto a Claro - suspensa em três Estados, incluindo São Paulo - apresentou um plano de R$ 6,3 bilhões. Já a Oi, que foi punida em cinco Estados, tem um plano de R$ 5,5 bilhões, específico para as redes móveis da companhia.

A expectativa da Anatel é de que o atendimento nas centrais da empresa já melhore de forma gradativa ao longo das próximas semanas e meses. "Os problemas verificados nos call centers são questões de gestão e competência das empresas", avaliou o presidente do órgão, João Rezende. Para ele, porém, a melhoria dos indicadores de interrupção de chamadas e congestionamento das redes devem demorar entre quatro e seis meses para ser percebida pelos consumidores.

A Anatel irá fazer um monitoramento trimestral dos planos apresentados pelas empresas em todos os Estados, percorrendo município por município. "E nas 84 cidades com mais de 300 mil habitantes, essa fiscalização será feita por setor, em cada antena", completou Rezende.

Todos os planos apresentados pelas empresas à Anatel ficarão disponíveis para consulta pelos consumidores na página da agência na internet. Apesar de não terem sido suspensas em nenhum Estado, Vivo, CTBC e Sercomtel também terão que apresentar propostas de melhorias do serviço até a última semana do mês.

Saiba mais

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Câmpus reabre inscrições para o Programa Mulheres Mil


O Câmpus São Gonçalo do Amarante reabre as inscrições para os cursos de qualificação profissional ofertados pelo Programa Mulheres Mil – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável. As inscrições são para as vagas remanescentes para os cursos de Qualificação Profissional em Zeladoria (19 vagas) e Qualificação Profissional em Inclusão Digital - Operador de Computador (13 vagas), além de cadastro de reserva para os cursos de Qualificação Profissional em Auxiliar de Limpeza e de Qualificação Profissional em Auxiliar em Administração. As vagas são destinadas exclusivamente à mulheres que atendam os requisitos do Programa e do Edital, 10% desse total, serão reservadas para portadoras de necessidades especiais.

As inscrições são gratuitas e as interessadas deverão encaminhar-se à Coordenação do Programa, localizada no IFRN-Câmpus São Gonçalo do Amarante (Rua Alexandre Cavalcante, S/N, Centro, São Gonçalo do Amarante/RN, CEP: 59290-000),  das 8h às 12h, no período de 31 de julho a 02 de agosto de 2012. Para postular uma vaga, a candidata deve ter, no mínimo, 16 anos de idade e o ensino fundamental incompleto.

A iniciativa objetiva garantir à mulheres que se encontre em estado de vulnerabilidade social oportunidade de formação profissional e, consequentemente, inserção no mundo do trabalho.
No ato da inscrição, exige-se cópia da certidão de nascimento ou casamento, 02 (duas) fotos 3x4 e Cópia do NIS ou Cartão Bolsa Família, caso seja beneficiária dos programas sociais do Governo Federal. O processo seletivo será realizado por meio avaliação socioeconômica e o resultado final será divulgado no dia 03 de agosto.

Mais sobre o Programa Mulheres Mil
Programa Mulheres Mil foi criado, inicialmente, no ano de 2007, nos Estados do Norte e Nordeste do Brasil, com o objetivo de aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Em 2011, o programa estendeu-se para todo o País,  e o governo brasileiro lançou a meta de atender 100 mil mulheres até o ano de 2014.